Últimos posts

Como escolher os instrumentos musicais para a cerimônia

Começando do básico: como escolher os instrumentos musicais para a cerimônia de casamento?

Convite, igreja, vestido, buffet, decoração, enfim, são muitas coisas a escolher para realizar uma linda cerimônia! Um detalhe que não pode ficar de fora, porém, é a música do casamento. Ela é responsável por emocionar noivos e convidados além de conduzir toda uma celebração.

Importante, né? Mas por onde começar? Quais instrumentos e/ou vozes escolher para que tudo saia do jeito que eu espero? Calma aí: estamos aqui para te ajudar nesta etapa. Continue lendo!

Confie em bons profissionais, com experiência em casamentos

Em primeiro lugar, é preciso procurar por músicos profissionais, com experiência e formação. Peça indicações aos amigos que se casaram há pouco tempo ou que estão nos preparativos, assim como você. Além disso, outros profissionais do ramo como fotógrafos e cerimonialistas podem oferecer boas e confiáveis opções. 

Faça uma busca também na internet, sempre uma ótima aliada! Por meio desta busca você poderá assistir vídeos no youtube, conhecer mais a respeito dos grupos musicais através de sites e mídias sociais além de depoimentos de outros noivos. 

Através destas indicações de suas próprias pesquisas é hora de conhecer o trabalho ao vivo. Faça contato com os grupos musicais que você se identificou para agendar uma apresentação,tirar todas as suas dúvidas sobre as músicas do casamento e também conhecer a equipe. Se sua cabeça está a mil, seguem algumas perguntas que podem te ajudar nesta hora:

  • É uma empresa séria e confiável?
  • O atendimento me permite ficar à vontade para tirar minhas dúvidas?
  • Os profissionais são abertos/flexíveis às músicas que eu gosto?
  • O grupo trabalha com bons músicos e equipamentos de qualidade?
  • O trabalho do grupo me emociona?
  • Posso assistir a várias apresentações?
  • E agora, quais músicos escolher?

Depois de escolher um grupo musical que te emocione e que realmente irá atender suas expectativas, é hora de decidir quais instrumentos e/ou vozes contratar. Não é necessário que todos os instrumentos disponíveis no grupo estejam presentes em sua cerimônia. A quantidade de músicos poderá ser influenciada pelos seguintes fatores: gosto do casal, orçamento disponível, espaço físico disponível no local da cerimônia, músicas que exijam determinado instrumento ou voz. Ainda está em dúvida? 

As preferências do casal devem ser consideradas para que a cerimônia tenha a “cara dos noivos”. Por exemplo, se vocês gostam de violino, este não poderá ficar de fora; se na entrada da noiva haverá a clarinata, o trompete é obrigatório e assim por diante. 

O orçamento que o casal está planejando também deve ser considerado. Geralmente, o número de músicos é diretamente proporcional ao preço do pacote. Contudo, você não precisa de muitos instrumentos para que a cerimônia seja bela e marcante. Conversem com o responsável pelo grupo para que ele possa sugerir formações dentro do orçamento planejado.

Em relação ao repertório musical, na grande maioria dos casos é possível fazer adaptações das músicas acordo com os instrumentos disponíveis, entretanto, algumas canções tem certas particularidades. Por exemplo, músicas de dueto com voz masculina e feminina, como All I ask of you (Fantasma da Ópera), Pra Sonhar (Marcelo Jeneci), entre outras, precisam de cantor e cantora para que fiquem interessantes. 

Lembre-se: quantidade não é qualidade. Um pequeno grupo de 2 a 4 instrumentos/vozes abrilhantará um casamento tanto quanto um grupo maior, desde que sejam profissionais competentes. Da mesma maneira, um grande grupo de 8 a 10 instrumentos/vozes mal orientado e com músicos despreparados pode estragar uma cerimônia.

Acima de tudo, procure por bons profissionais, escolha as músicas e instrumentos que você mais gosta dentro do seu orçamento e se emocione, pois é este o principal papel da música na cerimônia! Pensando em tudo com carinho e atenção, as músicas do casamento ficarão para sempre na memória dos noivos.

Seguindo estas dicas, com certeza você terá um casamento de sucesso!
Este post contou com a colaboração do Grupo Tomanik que trabalha há mais de 10 anos com músicas para casamentos em Belo Horizonte. Quer saber mais? Entre em contato!

Gostou deste post? Deixe seu comentário!


Fique por dentro das novidades do blog. Cadastre seu e-mail na caixinha "RECEBA OS POSTS POR E-MAIL" na página inicial.

Até o próximo post!
« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

Postar um comentário