Últimos posts

Dicas de decoração para casas pequenas

Decorar um apartamento ou uma casa pequena pode parecer um desafio, mas com boas soluções, você pode multiplicar o seu espaço e ver que essa ideia pode não ser verdadeira. O ponto de partida para se decorar um local pequeno é planejar o ambiente. Estratégias para escolher os móveis ideais ou os elementos essenciais que irão ajudar a ampliar o ambiente, são indispensáveis. Por isto, neste post tem várias dicas e truques realmente eficazes para que você possa superar este desafio e fazer a decoração perfeita para sua casa.
Colaboração: Habitíssimo
Integre os ambientes
Integrar ambientes vem ganhando cada vez mais força além de ser uma estratégia eficaz e muito bem-vinda quando se trata de moradias pequenas. Essa é uma solução que aumenta a mobilidade, elimina barreiras e possibilita a visualização do ambiente mais facilmente. Normalmente a integração é entre a sala, a cozinha e o living, mas se você quiser otimizar ainda mais a sua casa, você pode optar por integrar também o quarto com o escritório ou com o closet. 

Use cores claras
Em ambientes pequenos, deve ser evitado o uso de diferentes estampas e tonalidades. Dê preferência a poucas tonalidades, neutras e atemporais, como o cinza, porque elas ampliam o ambiente. Para quebrar a monotonia, opte pelo uso da mesma tonalidade em diferentes texturas e acabamentos. O resultado é uma continuidade visual, mas com bastante estilo. O projeto acima foi inspirado no design escandinavo, aliando design, simplicidade e funcionalidade.

Aproveite a sacada
Em apartamentos pequenos onde cada espacinho mínimo é valorizado ao máximo, a integração da varanda com a sala de estar é muito comum e vantajosa. O espaço que antes era subutilizado, passa a fazer parte da casa e a oferecer um espaço a mais para receber familiares e amigos com conforto. Feche a sacada com vidro, defina o objetivo desta área e invista em móveis e peças específicas para ela. Mas não se esqueça: toda a decoração do espaço tem que estar em harmonia com o resto da casa.

Tenha muitos espelhos
Investir em espelhos é algo infalível para dar amplitude aos ambientes pequenos. Além de dar a sensação de profundidade, refletem a luz natural ou a paisagem externa. Nesse projeto, o espelho cobre uma área total da parede, deixando a sala muito elegante. Os espelhos podem ser utilizados em diversos ambientes, principalmente os muito pequenos, eliminando a sensação de aperto.

Prefira portas de correr
Trocar suas portas internas por portas de correr é uma ótima solução para ganhar espaços. Além de serem práticas e funcionais elas ajudam a integrar ambientes, já que abertas proporcionam a sensação de estar em um único cômodo. Vale lembrar que as portas de correr podem ser com trilhos aparentes ou embutidos, veja mais ideias aqui.

Abuse das prateleiras
Em ambientes pequenos as prateleiras ganham outras funcionalidades. Além de serem utilizadas para guardar livros e objetos de decoração, elas podem expor aquelas lembranças de viagem, guardar caixas box ou até mesmo as pastas com as contas de casa. Nesse ambiente o toque final foi feito pelo painel em madeira que reveste a parede, deixando apenas a janela de fora, o que garante uma unidade visual ao pequeno ambiente.

Invista em armários planejados
Imagem:  bettaliving.co.uk
Ao invés de optar por móveis grandes, que atrapalham a circulação e nem sempre atendem todas suas necessidades, invista nos móveis planejados, eles são grandes coringas para qualquer ambiente da sua casa. Com móveis sob medida o aproveitamento dos espaços é muito maior, sem contar que existe a possibilidade de priorizar detalhes importantes como liberar áreas destinadas a circulação ou entrada de luz, aproveitar rebaixos de teto e cantos subutilizados.

Tenha uma boa iluminação
Evite uma luz fixa no teto, o que torna o ambiente ainda menor. Uma forma de resolver o problema é fazer uma distribuição melhor da iluminação espalhando mais lâmpadas pelos ambientes, para distribuir os focos de luz. As embutidas no forro do teto são as ideais, pois além de cumprir com a função de ajudar a ampliar os cômodos, elas favorecem a criação de um clima mais aconchegante para o lar.

Faça uma cozinha americana
A cozinha americana é o modelo recordista de pedidos dos arquitetos para ampliar o espaço. Mas antes de começar a reforma na sua casa, chame um especialista para avaliar o local correto da abertura. Uma das vantagens, além de dar a impressão de casa maior, é promover a integração, uma vez que a pessoa que estiver preparando a refeição consegue conversar com os amigos na sala.

Imagens: reprodução site Habitíssimo
« VOLTAR
AVANÇAR »

3 comentários

  1. Wuaou tudo mt bonito bjs bd

    ResponderExcluir
  2. Casa pequena não é fácil não, mas com dedicação e criatividade fica muuuito legal! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Daiana, muito esclarecedor.
    O impressionante é como o mercado hoje já nos oferece móveis e acessórios com várias funções. E é o que tem sido a minha solução. Ex: nossa cama de casal possui 4 gavetões que é ótimo para guardar edredons, cobertores e travesseiros. No espaço que sobrou embaixo da escada, farei um mini office com a ajuda de nichos e da mesinha do pc...

    jehefabi.blogspot.com

    ResponderExcluir