5 de fevereiro de 2016

O que é um home theater

O home theater está presente em muitos lares brasileiros, em versões que vão das mais simples às complexas. Porém, não basta comprar o equipamento e instalá-lo conforme um manual, já que cada ambiente tem um formato diferente e características acústicas ímpares. 
O post de hoje te ajudará a entender esse equipamento!
Colaboração: Home & Tech
A boa performance do equipamento não é resultado somente da compra de produtos de alta tecnologia, mas, sim, de um projeto integrado por uma equipe com ampla experiência em escolher e instalar corretamente os melhores componentes, bem como ‘calibrá-los’ com a acústica ideal de cada ambiente. “Bem mais do que simples ‘caixinhas’ que prometem trazer realismo aos filmes, o equipamento propicia a reprodução de alta definição de som e imagem, oferecendo entretenimento de alta performance para as pessoas compartilhem experiências memoráveis. Trata-se de um sistema de equipamentos integrado a outros dispositivos eletrônicos que, juntos, possuem capacidade de reproduzir a qualidade de áudio e vídeo de grandes salas de cinema”, ensina Paulo Alves, diretor comercial e sócio fundador da Home & Tech, primeira franqueadora da área de áudio, vídeo e automação do Brasil.

O que é um home theater
O home theater é um equipamento dividido em três partes: as caixas acústicas e o subwoofer, responsáveis pelo áudio, externos ou de embutir; o vídeo (blu-ray, TV ou projetor e tela) e todo o sistema, que é integrado por meio do receiver, que distribui o áudio e o vídeo, com opções para conectar acessórios usuais, como smartphones, videogames, Apple TV, laptops, câmeras digitais, entre outros.

Para que o home theater seja instalado, um estudo prévio do ambiente é recomendável, pois o sistema será conectado de maneira ainda mais eficaz após um projeto exclusivo para cada ambiente, que especificará a configuração mais indicada para o local. Além disso, ele também será responsável por indicar seus respectivos equipamentos, que determinarão se o aparelho será 5.1, 7.1, 9.2 canais ou superior.

“Os primeiros números representam a quantidade de caixas que compõem o sistema – já os segundos, correspondem à quantidade de subwoofers, maior e mais pesada caixa acústica que reproduz os sons graves do home theater. O sistema 7.1 significa que o aparelho traz sete caixas e um subwoofer”, exemplifica Alves.

Caixas acústicas, home theater wireless... entenda o significado de cada termo

Cada caixa acústica tem a sua função específica no home theater. A caixa acústica central (frontal) é responsável pela voz principal e as laterais (frontais) têm a incumbência de reproduzir a trilha sonora e as vozes secundárias. Já as caixas acústicas surround (traseiras) transmitem os efeitos especiais de sonoplastia. Entenda um pouco mais:

Caixas acústicas – “A disposição correta de cada caixa acústica está ligada a uma série de parâmetros, como a distância das caixas para o ouvinte e a angulação delas, que melhoram o espectro e a amplitude sonora”, afirma o diretor comercial da Home & Tech. Tal distância das caixas acústicas pode ser configurada no sistema, porém, a posição delas deve ser respeitada, caso sejam frontais ou traseiras, bem como a angulação. O cuidado proporciona maior conforto auditivo e o melhor aproveitamento na execução das mídias, transmitidas com mais fidelidade.

Tecnologias disponíveis – Atualmente, há diversas tecnologias disponíveis – cada uma, com a capacidade de atender projetos específicos, como 5.1 canais, 5.2 canais, 7.1 canais, entre outras, além de sistemas avançados com a tecnologia Dolby Atmos, 5.2.2 canais, 7.2.2 canais etc. A Dolby cria, ao redor do espectador, aparelhos sonoros correspondentes à ação transmitida nas telas em diferentes níveis auditivos, o que faz com que quem ouça se sinta dentro de cada cena.

Subwoofer – A maior e mais pesada caixa acústica do home theater, chamada de subwoofer, é responsável por reproduzir os sons mais graves do sistema e possui duas categorias, ativa ou passiva. A primeira possui um amplificador interno à caixa acústica e ao autofalante; e a segunda é formada pelo autofalante e pela caixa e necessita de um amplificador externo, que pode ser o próprio receiver.

Home theater wireless – O home theater wireless (sem fio) utiliza a tecnologia Bluetooth. Ela é idêntica às dos demais aparelhos com fio e as duas caixas traseiras são ligadas remotamente ao receiver, sem o uso de cabos. O grande benefício do home theater wireless é a ausência de fios.

Seja a opção tradicional ou wireless, o equipamento terá um melhor desempenho caso seja instalado por um time altamente capacitado. O sucesso do home theater é garantido com a execução de um projeto técnico especializado, que oferecerá uma atmosfera de cinema mesmo em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho! ;)
Se preferir entrar em contato via e-mail, escreva para blogrealizandoumsonho@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Realizando um Sonho | Blog de casamento, casa e maternidade © | Projeto desenvolvido por Erica Moraes | Todos os direitos reservados | Melhor Visualização no Google Chrome | Ir para o topo!