Últimos posts

Ideias criativas para organizar os armários de cozinha

Organização é primordial pra gente conseguir fazer as tarefas do dia a dia com tranquilidade e agilidade. 

Tem gente que ama cozinhar e outras que não gostam nem mesmo de pôr o pé na cozinha. Mas se tem algo que todos concordam é que não tem nada pior do que ficar perdida em meio à confusão procurando as coisas, concorda?

De tempos em tempos, é importante separar um momento para tarefas mais chatinhas como tirar manchas de roupas e costurar as peças que precisam de reparo, arrumar a coleção de DVDs ou deixar a garagem em ordem. Organizar os armários da cozinha, infelizmente, é uma delas. A boa notícia é que isso é muito mais rápido do que parece. Veja algumas ideias de como proceder:

Retire todos os itens e passe um pano nas prateleiras e gavetas!

Na correria do dia a dia é difícil sobrar tempo para dar aquela geral na cozinha, limpando todos os cantinhos dos armários, não é verdade? Mas pelo menos a cada seis meses é necessário dar uma boa faxinada neles para remover a poeira, restos de comida e outros tipos de sujeira que podem se acumular no fundo de gavetas ou entre os objetos nas prateleiras.
Imagem: suzy spence

Por isso, o primeiro passo é tirar todos os objetos, alimentos e utensílios e passar um pano úmido com vinagre por tudo. Agora que os armários estão higienizados você pode começar a organização!

Separe as peças que você não utiliza mais!

Durante o passar dos anos é bem comum acumularmos uma variedade de utensílios que parecem ser superpráticos quando compramos, mas que no fim das contas acabam não sendo tão úteis assim e acabam esquecidos num canto do armário: cortador de ovos cozidos, descanso de colher, ralador de milho... e mesmo aquela iogurteira que você só usou no primeiro mês.

A regrinha é simples: se você não usa o utensílio há mais de um ano é bem possível que você não precise dele e ele só ficará ocupando espaço e juntando pó na sua cozinha. O jeito, então, é praticar o desapego e encaminhá-los para doação.

Organize os utensílios de acordo com a sua categoria!

Para que todos saibam onde está cada coisa, divida os utensílios por categoria e guarde-os todos juntos. Por isso, potes de plástico, panelas, talheres, louças, eletrodomésticos, panos de prato e alimentos devem ser guardados em grupos. A cozinha fica muito mais organizada dessa forma!
Imagem: Bryan Ledgard

Defina o lugar mais prático para cada coisa!

Quando for guardar os itens de volta, pense “onde vai ficar mais prático?”. Panelas e temperos, por exemplo, devem ficar perto do fogão, tornando mais fácil alcançá-los na hora de cozinhar. Já pratos e travessas devem ficar próximos de onde costumam ser feitas as refeições.

Para os armários de cima, uma dica é separar cada grupo de acordo com o quanto você necessita dele no dia a dia. O que é de uso diário precisa ficar ao alcance das mãos, enquanto que os que forem usados menos frequentemente podem ficar na altura dos olhos e o que for de uso esporádico, como formas para bolo ou assadeiras, pode ficar numa altura onde o braço não alcança.
Imagem: Lea

Prontinho!

Agora com a cozinha organizada fica muito mais agradável cozinhar, não é mesmo? Então solte toda a sua criatividade e mãos à massa. E não se preocupe se na hora de preparar aquele jantar especial você acabar respingando um pouco de molho de tomate ou gordura. Isso faz parte! Assim como organizar os armários, tarefas como tirar manchas de roupas são superfáceis de fazer com a técnica certa.

Achou as informações úteis? Que tal separar uns minutinhos para organizar os armários da sua cozinha?

Colaboração: Mavens
« VOLTAR
AVANÇAR »

2 comentários

  1. Adorei as inspirações
    te indiquei para responder a tag meu blog e eu la no blog
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/2015/03/respondendo-tag-meu-blog-e-eu.html
    espero que goste

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Estou me preparando psicologicamente pra fazer isso!

    ResponderExcluir