Últimos posts

Tipos de Piso

Confira algumas dicas de piso para o seu apê!

Quem casa, quer casa! A frase é linda e extremamente verdadeira, mas na maioria das vezes, a prática é bem diferente. Não é logo de cara que conseguimos fazer tudo de uma vez só, até por que ambos saem caro. É aquela coisa: expectativa versus realidade. 

A primeira casa é aquela mais xodózinho, queremos que tudo seja bem nossa cara - fique tranquila que você não é a única, tá?! - Pensar na mobília do apartamento é uma tarefa difícil! Muitos detalhes fazem parte dessa grande mudança. Comece pelo principio de que: a sua casa precisa, inicialmente, ter apenas o básico. O restante das reformas como decoração, por exemplo, que acaba saindo mais caro, pode ser feita mais para frente e aos poucos, com o casal já morando em casa.

Pensando nisso, seguem algumas dicas com um item primordial na hora de montar a casa: o piso! 

Engana-se quem acha que só escolher o mais barato e pronto. Não é bem assim que funciona. Primeiro, o indicado é separar os cômodos da casa entre íntima (quartos), social (salas) e áreas molhadas (banheiros, cozinha e lavanderia). Feita essa divisão, você consegue perceber com mais facilidade qual é o piso ideal para cada um destes ambientes. Confira:

Carpete: popularmente conhecido como carpê, o Carpete é um tipo de revestimento indicado para utilizar nos quartos ou lugares com climas mais frios. Sua composição é com lã, nylon ou poliéster. Assim proporciona um ambiente macio e agradável. Pode ser comparado aos tapetes por revestir o piso com esses materiais. Reduz a possibilidade de escorregar, pois é antiderrapante e para que a limpeza seja efetiva, é indicado usar além de o aspirador de pó, pano úmido (atenção! O excesso de água pode mofar o carpete). A desvantagem aparece para quem tem animais que soltam pelos e pessoas alérgicas. Não que isso seja motivo decisório para não colocar o carpete, mas vale salientar que a limpeza deve ser feita com periodicidade para evitar o acúmulo de pó.
Imagem: Pisos e Decorações
Cerâmica e Porcelanato: provavelmente um dos mais conhecidos quando o assunto é piso. São os favoritos dos arquitetos e também dos clientes, e quando combinados, dão aquele destaque no cômodo. As cores claras dão impressão de amplitude. Alguns motivos para apostar em ambos - sem medo de errar - são: alta resistência, durabilidade e quantidade de tons e texturas. São mais indicados para os ambientes úmidos, uma vez que, são fáceis de limpar e resistentes. A cerâmica em si, é indicada para ser colocada nas paredes destes ambientes, já o porcelanato mais utilizado no chão, incluindo cômodos sociais, como as salas. 
Imagem: Brennand
Imagem: Bimbon
Piso Laminado: no mercado dos pisos, o laminado é possível ser encontrado em inúmeras texturas e opções de cores e ainda podem ser uma réplica da madeira natural. Por ser originada da madeira de reflorestamento, são mais resistentes a riscos. É composto por substrato HDF, responsável pela resistência a impactos. O que torna o piso laminado mais vantajoso é que são mais acessíveis do que a madeira maciça e também não dão trabalho na hora de fazer a limpeza. Outra característica marcante é por ser quente e até mesmo aconchegante, ótima opção para quem mora em cidades com a temperatura mais baixa. É indicado para os ambientes íntimos e sociais: quartos e salas.
Imagem: M de Mulher

Agora você já pode escolher o piso ideal sem medo de errar e começar a dar forma para o seu apê.

Já colocou o seu piso? Me conta por qual optou!

Colaboração: Chave Fácil
« VOLTAR
AVANÇAR »

2 comentários

  1. Eu ainda não sei qual vou escolher, se laminado ou porcelanato, os dois são lindos, oh dúvida.
    http://coisasdemanuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Começo construir minha casa esse ano e optei pelo porcelanato,visando a durabilidade.
    Bja

    ResponderExcluir