Últimos posts

Como fazer uma bandeja decorativa

O Natal está chegando e pensar nos detalhes da decoração é uma das coisas mais gostosas para se fazer. O problema é que o mercado também sabe disso e a maioria dos produtos relacionados com as festas de fim de ano são caros e muitas vezes inacessíveis. Que tal resolver este problema, preparando você mesma a sua decoração? O que não falta é inspiração com as ideias do Pinterest, por exemplo.

Estas dicas servem não só para agregar beleza à decoração de Natal, mas também para receber visitas, decorar o seu aparador, levar aquele café da manhã na cama para o seu amor, enfim, vamos aprender!

Um bom jeito de começar a praticar a decoração é fazer uma bandeja decorada para incrementar a arrumação da mesa, assim como a da foto acima. Além disso, uma bandeja também pode ser muito útil para servir docinhos, repousar enfeites em uma mesa ou até mesmo servir como base para bebidas e aperitivos diversos. Se quiser, você pode soltar a imaginação e criar várias bandejas em torno do mesmo tema festivo: o detalhe será a garantia do sucesso!

Vamos começar? 

Primeiramente escolha o formato e a quantidade de bandejas que você vai decorar. Por incrível que pareça, qualquer superfície plana pode servir de bandeja neste caso. Uma forma de pizza de alumínio, uma tábua de madeira para cortar legumes, uma forma baixa de alumínio para assar em forno ou até bandejas plásticas simples. São produtos baratos, que não excedem R$15 em lojas populares, e servem muito bem.

A personalização e decoração é bem simples e só precisa de alguns materiais: jornais velhos para evitar respingos e sujeira, um rolo de fita crepe, uma lata de tinta spray para a cor base e uma lata de tinta spray para os detalhes. Apenas lembre-se que existem diversos tipos de tintas para todos os tipos de superfície, como alumínio, plástico e madeira. Por isso, escolha a tinta de acordo com o material das suas bandejas.
Foto: Etsy

A bandeja acima é na verdade feita de cerâmica e folheada a ouro, mas é uma ótima inspiração para reproduzir em casa. O segredo para esse tipo de decoração é primeiro pintar sua bandeja com a cor base que você escolheu, como por exemplo, a branca.

Depois de bem seca, é só cobrir com fita crepe as áreas que você não quer pintar com a tinta para os detalhes. Desenhe listras iguais ou recorte com estilete para fazer outros detalhes. Invente e seja criativa! Caso você tenha tempo e disposição, pode até encomendar um recorte de vinil em lojas de sinalização para fazer um molde de pintura com um desenho mais elaborado.

Antes de pintar verifique se todas as fitas estão bem coladas e sem bolhas ou vincos. Qualquer espaço e a tinta pode vazar para baixo do adesivo, estragando a linha e o desenho.

Esse tipo de pintura requer um ambiente arejado ou uma área externa. Forre a mesa e o chão com jornal velho, usando a fita crepe para fixar tudo e não atrapalhar. Coloque luvas de borracha para evitar sujar as mãos, pois esse tipo de tinta costuma vazar um pouco pelo bico aplicador. E não esqueça de usar uma máscara simples de feltro para evitar respirar os elementos do spray. 

Agite a lata e comece a pintar com movimentos lineares ate cobrir toda a superfície. Espere secar e com muito cuidado remova a fita adesiva. Se tiver dúvidas, confira novamente as instruções da tinta para confirmar o tempo adequado para a secagem completa.

Caso queira criar um efeito cruzado aplique outra camada de fita crepe sobre o desenho e pinte novamente com spray. Aqui também vale a criatividade: tente borrifar mais de longe; use menos tinta, uma tinta metálica brilhosa ou um vermelho sólido. Os diferentes efeitos podem ficar bem bonitos!

Em caso de respingos ou manchas de tinta em lugares indesejados, uma das dicas de limpeza é colocar um pouco de tíner ou aguarrás em uma estopa e passar sobre a superfície manchada. Em seguida passe uma esponja umedecida com água e detergente para limpar qualquer resíduo e tirar o odor mais forte da superfície.

Se você não se sente à vontade com tinta spray, tente usar tinta convencional e um rolinho de pintura. O efeito final é o mesmo e para quem tem experiência com os pincéis, pode ser bem mais simples! 

E vocês, tem alguma ideia de decoração para as festas de fim de ano? Já fizeram algo parecido em casa? 
*Conteúdo colaborativo, não é post patrocinado!
« VOLTAR
AVANÇAR »

8 comentários

  1. Amei a dica. Beijos.

    kel-rafacasados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fica lindo! Adoro este efeito chevron!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Daia!

    Que lindooo, tbm adoro chevron!!!

    Beijocas!

    http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitinha Pâm !!!!

      Excluir
  4. Oi Daia!!
    Eu fiz uma bandeja dessa para mim faz um tempo, menina dá o maior visual na decoração !!
    A minha fiz com uma bandeja de plástico que não tinha utilidade, mas agora ela decora minha mesinha de centro, e sabe o que foi melhor ?! não gastei nada , pois já tinha todo material em casa, como fiz e deu certo , pretendo comprar uma maior e fazer novamente e usa em outro lugar .
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mônica !!!! Depois manda uma foto pra mim !!! Bjosss

      Excluir