Últimos posts

Casamento na Bélgica | Stefanie e Ronny

Este casamento aconteceu na Bélgica e a fotógrafa Tamy Pimentel não só enviou as fotos para inspirações (e que inspirações!), mas também um relato super detalhadinho de tudo que aconteceu neste dia especial.
Fiquei extremamente feliz ao saber que Stefanie e Ronny, um casal belga, não tinham dúvidas de que me queriam como fotógrafa do casamento deles. Pois bem, morando já há três meses na Bélgica, foi uma oportunidade incrível.
O casal já namorava há mais de 6 anos quando o pedido de casamento foi feito. Decidiram, então, pelo dia 20 de setembro de 2014.
Aqui na Bélgica os casamentos são preparados para um número muito menor de convidados (entre 150 e 200 pessoas). E é normal nem todos que foram convidados para a cerimônia religiosa sejam convidados para a recepção.
O dia começa muito cedo para a noiva pois tudo acontece num dia só (casamento civil no cartório, cerimônia religiosa na igreja e recepção com os convidados). Stefanie arrumou o cabelo e fez maquiagem em um salão e foi para a casa dos pais para se vestir. Os familiares normalmente também vão para a casa dos pais da noiva e saem todos juntos para o cartório. Uma tradição daqui é o noivo escolher o buquê que a noiva irá usar, sendo uma surpresa para ela. Então ele a busca na casa dos pais, entrega o buquê e vão juntos para o casamento civil, marcado para às 11h da manhã. Lá, outras pessoas já estão esperando por eles: amigos próximos e mais familiares.
Como no Brasil, o casamento civil é algo que acontece muito rápido (nesse caso cerca de 15min). Após a celebração, os noivos recebem os cumprimentos e vão para um outro local aguardar pela cerimônia religiosa.
Como a cerimônia religiosa foi marcada para às 14h, eles ficam com os familiares (pode ser em um restaurante, casa dos pais ou qualquer outro local que queiram). Enquanto aguardam, também comem e bebem algo leve.
Pontualmente, às 14h, a cerimônia começou. Os noivos entraram ao som da Banda Harmonie OnsVerlangen (http://www.harmonie-onsverlangen.be/), banda em que eles também tocam.
Foi uma cerimônia muito bonita, com belas músicas, emocionando a todos.
Terminada, os noivos foram para o local da recepção somente com as pessoas mais próximas (cerca de 30 pessoas), onde puderam tomar alguns drinks e se servirem de alguns petiscos, café, doces, etc.
Lá, receberam os presentes dessas pessoas mais próximas e os cumprimentos. Esse é o momento em que o fotógrafo tem mais tempo para criar e para tirar as fotos do casal. Como a cerimônia acabou por volta das 15:20h e a recepção só estava marcada para às 19h com o restante dos convidados, houve tempo de sobra para fotografar a decoração, o casal e as fotos mais tradicionais com a família.
Falando em decoração, foi praticamente um DIY. Os noivos são músicos (ela toca flauta e ele trombone e outros instrumentos) e as placas das mesas foram feitas com madeira e com desenhos de instrumentos musicais. Máquinas fotográficas foram colocadas nas mesas para que os convidados também registrassem a festa com o olhar deles, dando um toque na decoração.
A partir das 19h os convidados começam a chegar e são recepcionados pelos noivos e pelos pais dos mesmos.
Entre às 19 e 20h, como o tempo estava bom, os convidados ficaram na parte aberta do salão de festas, enquanto aguardavam serem convidados a se sentarem para o jantar. O jantar é servido entre às 20h e 22h, pouco depois dos noivos entrarem no salão e fazerem o famoso "discurso". Entre esse tempo alguns amigos, padrinhos e familiares também falam um pouco sobre o casal, deixando os noivos e os convidados mais descontraídos.
Por volta das 23h os noivos têm a sua primeira dança, abrindo oficialmente a pista de dança. Então a festa rola sem parar!!!
É um dia longo, mas que possibilita muitas coisas. Foi uma novidade para mim enquanto fotógrafa e posso dizer que adorei tudo. - Tamy Pimental
 Quer participar do blog?
« VOLTAR
AVANÇAR »

8 comentários

  1. Casamento lindo e encantador..
    Felicidades aos noivos..

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Suellen. Realmente esse casamento encanta nossos olhos!
      Bjinhos

      Excluir
  2. Que linsos gente...adorei a decoração vermelha!!Ficou bem discreta nada gritante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! Eu também adorei ! E o buffet? Que delícia haha

      Excluir
  3. Gente que lindo esse casamento e amei o vestido dela!

    Beijos
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, que calda linda né? Também amei o vestido!
      Bjos e obrigada pela visita

      Excluir
  4. Muito bacana esse casamento. As fotos estão lindas.
    Bjs, Daia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Ana!
      Bjinhos e boa semana

      Excluir