Últimos posts

O que você precisa saber sobre Casamento Religioso


Foto: arquivo pessoal

Casamento Religioso é o casamento no qual a cerimônia estabelece um vínculo matrimonial segundo as regras de uma determinada religião. Mas, antes de qualquer providência, é importante lembrar que cada religião tem suas regras, costumes e crenças, por isso, procure sempre a secretaria da sua igreja e se informe a respeito e, caso os noivos não queiram se casar na igreja que faz parte da paróquia próxima de um deles, é necessário pedir uma autorização para essa transferência.

*Documentação necessária:

- Xérox da identidade dos noivos e padrinhos;
- Certidão de batismo dos noivos (atualizada);
- Protocolo do processo civil;
- Pagamento da taxa da igreja.

Vale lembrar que neste tipo de casamento, os noivos precisam passar por outros processos além de apresentar os devidos documentos: devem fazem o Curso de Noivos. Este curso é oferecido e ministrado pela própria igreja onde os noivos escolheram se casar, e tem como objetivo falar a respeito de família, união, respeito mútuo, amor, tolerância e filhos, ou seja, sobre os pilares que sustentam uma convivência familiar.
*Valores:

Os valores variam de igreja para igreja, necessário entrar em contato e consultar.
Além da taxa da igreja, existe também a taxa de transferência, caso os noivos não queiram se casar na igreja que faz parte da paróquia próxima de um deles;
O curso de noivos normalmente é gratuito, mas tem igrejas que cobram uma taxa.

*Validade da certidão de batismo:

A certidão tem validade de 6 meses.

*Tempo do curso de noivos:

O tempo do curso varia de igreja para igreja. Existem cursos que são feitos em sábados e domingos o dia todo, existem outros que são feitos durante uma semana 2 horas por dia, então, também é necessário consultar a secretaria da paróquia que você vai se casar.

*Minhas dicas:

- Mesmo com todas as informações citadas, ligue para sua igreja e confirme a documentação necessária;
- Aproveite ao máximo o curso de noivos, a gente nunca sabe tudo sobre relacionamento e sobre a vida, e o curso que as igrejas ministram normalmente são de grande valia para a vida a dois, abrem nossos olhos para muitos assuntos que podem ajudar e muito no pré e pós casamento.

Outros assuntos relacionados:


Beijos,
« VOLTAR
AVANÇAR »

2 comentários

  1. Anônimo30/10/16

    Ja tenho um mes quee fui la no cartorio da entrada ate hj ñ fui chamada para o casamento.Chamam com quantos dias os noivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você é quem marca a data do casamento e não o cartório.

      Excluir