Últimos posts

Dicas para uma dieta saudável

Continuando com nossas matérias sobre vida saudável (quem perdeu a última, clique aqui), hoje trouxe mais algumas dicas da minha nutricionista Sandra Trevisan.
A alimentação balanceada é fundamental para a saúde de todos os indivíduos e em qualquer fase da vida. O praticante de atividade física pode melhorar e otimizar sua performance observando e corrigindo hábitos alimentares por vezes muito mais simples do que se imagina. Além de escolher alimentos mais frescos, que tem menor vida útil “de prateleira”, ou seja, que são menos conservados e aditivados quimicamente vale a pena estar sempre atento à algumas dicas preciosas:


Combinar os três grupos de alimentos nas três principais refeições: Proteínas (alimentos construtores), Carboidratos (alimentos energéticos) e Vitaminas e Minerais (alimentos coloridos como frutas e vegetais).
Fracionar a dieta a cada no máximo três horas: Mantendo a energia em equilíbrio o organismo terá maior facilidade em metabolizar a gordura protegendo a massa muscular.


Evitar o consumo de alimentos fritos em imersão: A temperatura elevada do óleo ao atingir o ponto da fritura libera substâncias tóxicas como acroleína além de aumentar muito o valor calórico do alimento tornando-o fonte de gordura saturada que aumenta o risco de ateriosclerose.

Evitar o excesso de carboidratos a noite: São importantes porém moderadamente pois é hora de repouso e o excesso de energia será acumulado como gordura.
Alimentar-se-se imediatamente após a atividade física: Se ainda não for a hora de uma refeição principal, um lanche leve com base em carboidratos e proteínas pode otimizar a ressíntese de glicogênio e assim a recuperação muscular.


Hidratar-se adequadamente durante o dia e durante a prática de exercícios: Uma boa maneira de atender à essa necessidade de líquido, que é muito particular de cada organismo, é observar a coloração da urina que deve ser clara( não amarelo escuro, nem transparente) .

Utilizar alimentos antioxidantes na dieta : Oleaginosas, Peixes gordos ( atum, salmão), Azeite de Oliva Extra Virgem (sempre frio), Chá Verde, etc. Esses alimentos previnem e combatem a formação de radicais livres no organismo. Importante também manter um bom consumo de fibras na dieta.
Bom senso com Suplementos Alimentares: Podem auxiliar, mas apenas se a dieta estiver balanceada pois do contrário poderão ser entendidos como ‘alimentos’ pelo organismo, não trazendo benefícios e podendo causar mal para a saúde hepática e renal. Sempre utiliza-los com acompanhamento de nutricionista.
Espero que tenham gostado da matéria! E pra quem tava precisando de um empurrãozinho pra começar uma vida saudável, vamos lá?

Beijos,
« VOLTAR
AVANÇAR »

3 comentários

  1. Adorei as dicas..

    Beijinhos e ótimo fds ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas.
    Excelentes.

    Bjo
    Isabela

    ResponderExcluir
  3. Oie... fico tempo sem comentar, ne?! Mas sempre coloco a leitura em dia! Adorei as dicas, e eu preciso muito voltarbabpraticar atividade física. Meu plano é me matricular na academia amanhã. Sera que consigo?! Kkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir