Últimos posts

Como organizar o cortejo de entrada | Igreja Católica

Oi gente! Hoje trouxe um assunto super importante, que é a organização do cortejo de entrada na Igreja.

Quando me casei, o cerimonial fez questão de fazer um pré-ensaio na semana do casamento, que foi ótimo, pois escutar instruções na hora da cerimônia é um pouco complicado, afinal as emoções estão à flor da pele e às vezes "escutamos mas não escutamos", não é mesmo?

Com a ajuda da Assessoria Mil Detalhes vamos entender mais sobre este ritual.
Todos os detalhes do casamento são importantes, porém, alguns têm o poder de tornar tudo mais encantador. Vocês, com certeza, já ouviram falar sobre cortejos. Esta é a palavra usada para representar os "rituais" de entrada e saída dos noivos, padrinhos, pais, daminhas e pajens na igreja.

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre algumas opções que normalmente são usadas na Igreja Católica.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que as mulheres do cortejo sempre entram do lado esquerdo do homem, sendo a noiva, a única mulher a entrar do lado direito do pai. E, no altar, passar para o lado esquerdo do noivo.
Algumas igrejas, tradicionalmente, ainda começam os casamentos com os padrinhos já no altar e o noivo já colocado à espera da noiva. Mas, atualmente, já é muito comum montar um cortejo para iniciar a cerimônia. Assim, existem duas opções muito usadas, e a entrada e saída desse cortejo, podem ser combinadas do jeito que os noivos preferirem.

Para que as opções fiquem mais claras, resolvemos fazer um “quadro” com as mais usadas atualmente:
Ao final da cerimônia, é hora dos cumprimentos! A noiva começa pelos pais e padrinhos do noivo e vice-versa. Depois, invertem para cumprimentar seus próprios familiares e padrinhos.

Depois dos cumprimentos, começa a saída do cortejo. Segue então, mais um quadrinho com duas opções:
A novidade na segunda opção de saída é que todo o cortejo, que sai antes dos noivos, pode fazer um “corredor” para saudar os noivos na porta da igreja. Fica lindo!

Existem ainda muitas outras opções, mas é sempre bom lembrar que algumas igrejas têm suas próprias regras, portanto é melhor se informar sobre isso antes de montar o seu cerimonial.
Para encerrar, vale dizer que cada casamento é único e pode ter suas características específicas. Por isso, na medida do possível, seu cerimonial pode e deve adaptar à sua realidade e ao seu sonho. E, com a ajuda de uma Assessoria, é possível idealizar e realizar tudo perfeitamente, para que seu casamento saia exatamente da forma que você imaginou!
« VOLTAR
AVANÇAR »

10 comentários

  1. Adoreii!! Quero deixar os noivos por últimooo!! Acho mais legal as fotos!

    www.bihramos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, quero teu casamento no blog hein !!!
      Bjos e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Lembro que quando eu vi o noivo no altar todo o meu nervosismo passou!
    Essa é a parte mais linda de todos os casamentos!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momentos emocionantes né Ingrid!
      Bjos e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Eu entrei com meus pais e ele entrou com os dele. Eu entre meu pai e minha mãe me deu mais segurança e eu estava tão feliz que consegui não chorar, mesmo vendo meu noivo no altar se derretendo de tanto chorar... Se pudesse ($$$) casaria de novo com ele todos os anos até o fim de nossas vidas... É demais a emoção... E passa tãaaaaaaaaao rápido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, temos as bodas pra comemorar !!!!
      E passa rápido mesmo.
      Bjinhos e obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Verdade, Dai... Eu tentei fazer as Bodas de Plumas este mês com os padrinhos, mas não deu muito certo pq eu estou grávida da Giovanna e estamos gastando um pouquinho (bom) e também esquentando a cabeça com chá de bebê, e pra melhorar tenho que fazer dois um em MG pra minha família e outro em SP pra família dele... No mais estamos muito felizes e abençoados... Assim que pudermos vou fazer alguma festinha de bodas sim, e mando as fotinhas pra você. Como fiz no Chá Bar!!! Bjuxx!!!

      Excluir
    3. Parabééééns Andrea. Que este baby chegue com muita saúde.
      E eu quero sim, todas as fotos hahaha
      Bjossss

      Excluir
  4. Porque essas dicas ajudam e muito as noivinhas!

    Beijos :)
    paporeall.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/8/14

    Adorei o blog, vou me casar na igreja em Setembro e pretendo deixar a saída dos noivos por último, já sou casada no civil há 10 anos, então resolvemos comemorar nossas Bodas de Estanho com o casamento religioso!!!

    ResponderExcluir