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Como estamos: eu e minha dieta

Pra quem ainda não sabe, aqui no blog tem a seção "Vida Saudável" onde compartilho com vocês vários assuntos sobre a vaidade pré e pós casamento. Nesta seção resolvi falar sobre a minha dieta e desde o ano passado tenho publicado alguns posts sobre o assunto. Quero muito motivar quem quer emagrecer, porque realmente aprendi que seguir dieta não é passar fome, tão pouco não comer o que a gente gosta!

Bem, não é novidade que alimentação balanceada (dieta) é pra vida toda. Eu aprendi a me alimentar, e hoje comer saudável virou hábito. Saio da dieta algumas vezes? Sim ! Tenho uma alimentação regradinha e quando quero ir em uma churrascaria, vou. Quando quero comer um sanduiche "gordo", vou! Não me privo de nada, mas tudo tem a sua hora. Não dá pra enfiar o pé na jaca todos os dias.

Neste mês de fevereiro faz exatamente 1 ano que comecei a mudança na minha alimentação e na atividade física. Comecei com caminhadas, afinal eu não conseguia correr 1 minuto, e hoje estou correndo 10 quilômetros. Me mato de tanto esforço? Não! Se a corrida virar obrigação, com certeza eu vou parar. Hoje corro por prazer, porque vejo o quanto mudou minha vida, o quanto me faz bem.
Este ano como estou trabalhando em casa, tive a oportunidade de preparar a minha alimentação, e acabei me abrindo para alguns alimentos que eu não consumia. Comecei a ir no horti fruti escolher com calma as verduras e frutas. Hoje sinto tanto prazer em ir ao supermercado e ao horti fruti! E tenho garimpado os alimentos zero açucar e sal com menos teor de sódio (tenho comprado bastante produtos da Linea: sucralose, geléia zero açucar, pudim zero açucar, achocolatado zero açucar, o sal com menos teor de sódio, enfim, procurem bastante, hoje o mercado saudável está crescendo muito, então tem muitos alimentos novos nas prateleiras, mas precisamos saber escolher e ler os rótulos, nem sempre o que parece saudável realmente é).

E com essas mudanças todas, já se foram 13kg (quem me acompanha, sabe que 11kg se foram em 4 meses, foi muito rápido, a corrida e alimentação balanceada dão resultados maravilhosos). E agora faltam 2kg pra eu chegar no meu peso ideal, peso este definido pela minha nutri, não foi nada da minha cabeça. A corrida também tem acompanhamento de uma assessoria esportiva, não monto meus treinos, eu sigo o que o professor coloca na planilha.

Bom, esse post ficou enorme, porque vou mostrar café da manhã, almoço e jantar. Então se você tiver paciência de ver, siga a diante ;)

É importante observar que todas as porções são definidas na minha dieta, então siga a dica dos alimentos mas não das porções, procure uma nutri. Cada um segue uma dieta diferente. E a minha dieta ainda tem uma restrição de quantidade de carboidratos até eu eliminar os últimos 2kg.

CAFÉ DA MANHÃ
A medida que as fotos vão passando, vocês vão perceber algumas mudanças de produtos, isso porque atualmente quando eu vou no supermercado eu fico garimpando tudo que é zero açucar.

Leite semi desnatado, nescau light, pão 7 grãos integral, azeite de oliva e requeijão.
Essa foi uma foto que eu tirei no café da manhã de um hotel. Eu mesma levei meu pão e meu achocolatado. Já o requeijão foi normal mesmo porque não tinha light. As vezes não tem jeito, nem sempre os hotéis tem tudo que eu tenho na minha dieta. Mas só de levar alguns itens já vale, pois não me deixam sair da rotina.
Aqui a nutri colocou a opção da tapioca na minha dieta, ela substitui o pão. Nesse dia, foi tapioca com queijo e azeite, leite semi desnatado e eu troquei o nescau light por achocolatado zero açucar (esse da Linea é adoçado com sucralose, então é docinho igual ao nescau). Experimentem, vocês vão adorar.
 Achocolatado zero açucar, leite semi desnatado, cereal integral e um ovo.
Pão integral 7 grãos com queijo mussarela e geléia de framboesa zero açucar. Leite semi desnatado e achocolatado zero açucar. 

ALMOÇO
Quem leva marmita para o trabalho pode se inspirar em muita coisa aí viu?

Arroz integral 7 grãos, feijão, misturinha saudável (ervilha, cebola e pimentões), carne de boi e salada de alface americana e rúcula.
Repolho refogado, batata doce, carne de boi e misturinha saudável. Quando eu falar em misturinha saudável é um refogado que eu faço com pimentões e cebola, as vezes coloco cenoura e ervilha.
 Trigo em grãos, grão de bico, purê de batata doce, carne de boi e misturinha saudável.
Carne moída sem gordura com batata, arroz integral 7 grãos, alface americana e cenoura ralada.
Grão de bico, trigo em grãos, arroz 7 grãos integral, filé de frango com molho de tomate caseiro.
 Arroz integral 7 grãos, feijão, filé de frango e molho de tomate caseiro, alface americana e cenoura ralada.
Broto de alfafa, tomatinho cereja, azeitonas, arroz 7 grãos integral, feijão e filé de frango.
Macarrão (quando eu não como o macarrão integral, obrigatoriamente tenho que incluir vegetais por causa das fibras, pra dar mais saciedade), com pimentões e cebola refogados, e carne de boi.
 Beterraba, batata doce, repolho refogado e carne de boi.
 Beterraba, hamburguer de frango, purê de batata, grão de bico e misturinha saudável.
 Cuscuz e carne moída sem gordura com pimentões e cebola.
 Cuscuz, trigo em grãos, carne moída sem gordura com pimentões, alface americana e alho desidratado.

JANTAR
No jantar, tenho opções de lanches, que eu até gosto mais. Mas também tem a opção dos mesmos pratos do almoço, porém, com apenas uma porção de carboidrato.

Pão 7 grãos, com omelete de misturinha saudável.
Pão francês com carne moída sem gordura e cenoura.
 Pão 7 grãos integral com bife de boi, cenoura e alface.
 Pão 7 grãos integral com queijo mussarela e tomatinhos cereja.
Pão 7 grãos integral com ovo mexido, tomates e misturinha saudável.
Pão integral com frango, presunto parma e alface americana
 Arroz 7 grãos integral, pimentão recheado com carne moída sem gordura, tomatinho cereja, alface americana e broto de alfafa.
 Tapioca de carne moida sem gordura e tomate refogado.
 Tapioca de ovo mexido e cebola.
Macarrão integral com bife de boi.
 Carne de boi, repolho refogado com trigo em grãos.
E para o post não ficar maior do que já está, os lanchinhos, as bebidas e ceia eu coloco em outro post ok?

Quem quiser acompanhar o meu diário da dieta, é só me seguir no instagram: @daianafoscarini

Beijos,
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24 comentários

  1. Adoreeeei!
    Tbm estou nessa.. e tem muiiita coisa boa que é saudável!

    Adorei o post!

    Beeeijos

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  2. Amei as dicas!! Adoro esse assunto, também reeduquei minha alimentação no final de 2012, e minha vida mudou muito! Nunca fui gordinha, mas meu índice de gordura corporal era bem elevado e sempre me sentia cansada e desanimada... com a alimentação melhor e atividade física, isso mudou! :)

    bjs
    http://sonhosdenoivinha.blogspot.com.br/

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  3. Adorei o post Daia e as dicas, vou tentar incluir o lanche a noite e não mais jantar arroz, feijão e carne por exemplo, beijos

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    1. Oi Gabi, mas veja que mesmo sendo lanche, tem carboidrato. Até macarrão eu como a noite, principalmente quando tenho treino no outro dia de manhã. Eu gosto do lanche porque é mais rápido de preparar, como um pão com queijo e vegetais por exemplo, fica parecendo pizza ;)

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  4. Daia, parabéns pelo esforço. Morro de inveja (inveja boa, tá) da sua disposição pra cozinhar. Rs... Fica como sugestão colocar as receitas (me interessei principalmente em saber como você compra e prepara o bife e o frango grelhado - não sou muito boa com carnes!).

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    1. Oi Gabiii, na verdade estou aprendendo como deixar as comidas semi prontas para a semana. O cuscuz por exemplo fiz um copo e pelo jeito vai dar pra semana toda. Carne moída também, já deixo pronta. O filé de frango eu descongelo e faço na hora, gosto muito com molho de tomate caseiro, aquele que você viu no instagram ontem. O tempero tem sido sal e pimenta do reino (minha nutri falou pra eu evitar temperos prontos), e no frango as vezes eu coloco alecrim.
      Um dica que eu aprendi com programas de culinária (sou viciada) é que não devemos virar as carnes toda hora. Coloca na frigideira bem quente, deixa grelhar um lado e daí vira. Se ficarmos virando o frango toda hora por exemplo, demora cozinhar e fica borrachudo. Bjinhos

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  5. gisele5/2/14

    Daia amei o post...esse ano tbm comecei uma vida mais saudavel e estou me inspirando nas suas receitas...nao deixe de postar essas delicinhas saudaveis... que deus continua iluminando sua vida e do seu marido. Td de melhor pra vcs.

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  6. adorei ver seu cardápio? e como fica o marido? acompanha a dieta?

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    1. Oi Nat, tem algumas coisas que ele não gosta, por exemplo arroz integral, daí faço o normal pra ele e o integral pra mim. Mas em geral ele acompanha sim.
      Bjos

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  7. Oieee!!
    adorei as suas dicas...
    como que vc faz o trigo em grão?
    bjos!!

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    1. Oi Carol. Acabei de fazer um post sobre o trigo, clica aqui:
      http://www.blogrealizandoumsonho.com.br/2014/02/dica-saudavel-trigo-em-grao.html

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  8. Daia, Como vc faz a tapioca? Já tentei fazer saiu errado! BJUSSSS
    Patty Freitas
    www.by-patty.blogspot.com

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    1. Oi Paty, eu peneiro na frigideira, depois ligo o fogo alto. Quando os cantinhos começarem a desgrudar eu desligo. Se deixar muito tempo, quando for fechar ela vai quebrar.
      Bjos

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  9. Anônimo5/2/14

    Daia,,,,vc cumpre direitinho.... quem me dera ser assim,,, mas tô desconfiada que essa dieta é p arrumar logo um baby ....

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  10. Cada comida gostosa!
    Nem parece um dieta!! Viver saudável é assim, comer de todo na hora certa!

    Parabéns!

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  11. Huuuum cada prato lindo, e acima de tudo saudável!!
    Na verdade esse tipo de alimentação é importante não só para quem quer emagrecer, mas sim para todos, alimentação saudável é o principal!
    Já vou copiar uns pratos para fazer aqui em casa :)

    Bjos

    Blog: Meu Palácio de 64m²

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  12. Daia vc esta ótima! Parabéns arrazoou nas dicas, estou salvando todas p minha vida a dois - faltam 2 meses aeeee
    Bjs
    http://secasandoembh.blogspot.com.br

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  13. Oi Daiana,
    Amei o post e sempre acompanho na face e acho bem bacana que o maridão acompanha. Aqui em casa também fazemos caminhada, sim o maridão também (se bem que tem dias que ele cabula a caminhada rsrsrs), mas vale a pena, temos que nos cuidar.
    Adorei as dicas dos pratos e parabéns pel conquista.
    Beijo

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  14. Geralmente é assim mesmo... nos primeiros meses os kg vão mais rápido, depois mais devagarzinho... mas tenho te acompanhado e você está indo muito bem! Parabéns!
    Beijinhos...

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  15. linda alimentação prova que comer bem não é comer nada ! e sim comer coisas que fazem bem , beijos ke .

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  16. Daia,
    Adoro essas suas dicas de vida saudável... Nós também estamos nesse rítmo, por uma saúde melhor. É quase impossível acreditar que vc perdeu 13kg. Só por curiosidade: Você hoje pesa quanto? E qual sua altura? Sempre achei você esbelta.... rsrs

    Bjs!

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  17. nossa flor, tudo lindo e muito apetitoso. Parabéns pelo foco, beijo!

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  18. Anônimo7/2/14

    OLÁ DAIANA, PRECISO FAZER TB, MAS É MUITO DIFICIL, ENTRO SEMPRE NA ACADENIA E SÓ PASSO 2 MESES, FAÇO DIETA E NÃO DURA 1 MES. E TODA VEZ QUE COMEÇO QUANDO PARO FICO PIOR NA ALIMENTAÇÃO...ESTOU COM 117KG 1,62 DE ALTURA.

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  19. Lindas as comidinhas
    Confesso que bem parecidas com as que faço em casa

    Tudo bonito e saborso!

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