Últimos posts

10 dicas para começar os preparativos do seu casamento

É muito comum a noiva se ver em uma situação onde não sabe por onde começar os preparativos do seu casamento. Vou te dar 10 dicas importantes pra você começar a organizar o seu casamento.
1 – Saiba quanto pode gastar.

Saber qual a sua verba, ajudará e muito no início dos preparativos. Converse com seus pais. Peça ao noivo para conversar com os pais dele. Façam o levantamento do valor que cada um poderá disponibilizar.


2 – Faça uma pré-lista de convidados.

Isso é primordial para que você inicie os orçamentos. Sem essa informação, você não conseguirá orçamentos da maioria dos fornecedores. E lembre-se: a lista é um dos primeiros passos e normalmente é um dos primeiros desentendimentos entre o casal e as famílias. Tenham em mente que o casamento não é um evento para “quem você conheceu durante toda a sua vida”. É um evento para pessoas próximas, que estão com vocês nos momentos bons e ruins, e principalmente, que realmente se fazem presentes na vida de vocês. 


3 – Monte uma planilha para organizar seus orçamentos.

Organização é essencial para uma noiva que pretende organizar os preparativos do seu casamento. A planilha o blog disponibiliza pra você >> https://goo.gl/yPguc1

4 – Inicie os orçamentos, sem pensar na sua verba. 

Não comece já pensando que não pode gastar nisso ou naquilo. Não sofra por antecedência. Faça os orçamentos e só depois de preencher toda a planilha com os valores orçados é que você vai analisar e verificar se será necessário cortar serviços ou se terá a possibilidade de incluir mais alguns. Lembrando que a maioria dos fornecedores são flexíveis e negociam os preços, então antes de cortá-lo da sua lista, verifique se consegue melhorar o orçamento.

5 – Pesquise bastante, interaja com outras noivas, aproveite oportunidades.

Faça pelo menos três orçamentos de cada item para ter a certeza de que os valores estão dentro do mercado. Entre em grupos de noivas no facebook, interaja com outras noivas, pegue referência dos fornecedores que você tem interesse em fechar contrato, mas não faça leilão com o seu casamento. Preços muito baixos (fora de mercado) podem causar danos ao dia mais especial da sua vida. E não procure um fornecedor pedindo preço “barateza”, “preço justo” ou “que não cobre um rim”. Aguarde o valor, se achar que o preço cobrado é abusivo, procure outro fornecedor. Cada empresa tem seu preço de acordo com seus custos e profissionais. Visite blogs de casamento, muitos deles possuem arquivos gratuitos para decorar seu chá de panela, por exemplo. Não perca oportunidades que podem te ajudar a reduzir o custo do seu casamento.

6 – Tente não se estressar. 

Pense que o evento casamento é algo para celebrar com amigos e família. Sempre haverá pessoas que darão “sugestões” que você não goste, que pedirão convites, etc. Escute e saiba contornar. E tenha a consciência de que a decisão final é sua e do seu noivo. Não entre em conflito com a família por conta do casamento. 

7 – Inclua a sogra nos preparativos. 

É fato, muitas noivas reclamam que suas sogras não participam, que só falam mal. Mas se você não incluí-la nos preparativos, é claro que ela não se sentirá bem quista para dar sugestões. Faça-a perceber que ela também é importante neste momento. Se você tem problemas com sua sogra, essa é uma oportunidade de aproximação, afinal, ela é uma das convidadas mais especiais do seu casamento. É a mãe do seu futuro marido.

8 – Não force a participação do noivo.

Nada mais estressante do que discutir com o noivo na época dos preparativos. Existem muitos noivos que são participativos, eu disse “muitos noivos”, não todos. O sonho é dos dois, mas a tarefa de decidir os milhões de itens para o grande dia quase sempre fica para a noiva. Não espere que ele te ajude a decidir sobre a decoração, sobre Kit Toilette, sobre as forminhas dos doces. Procure participá-lo de coisas que você ache que ele vai se envolver, como o buffet, as bebidas, as lembranças dos padrinhos. Pode até ser que começando assim ele comece a participar mais. 

9 – Feche e leia os contratos com atenção.

Feche contrato com todos os fornecedores. Ninguém está livre de ter problemas, mesmo que tenha total confiança neles. Leia com atenção todas as páginas, todas as cláusulas são importantes. E mais, no contrato devem existir cláusulas que resguardem as duas partes, o fornecedor e principalmente você, que está pagando pelo serviço.

10 – Feche os serviços com antecedência, não deixe nada para a última hora.

Cada vez mais, os bons profissionais estão sendo procurados com antecedência. Os fechamentos de contratos estão chegando há dois anos. Os mais procurados são: local, buffet, cerimonial, fotografia, filmagem e decoração. E não deixe nada para os últimos meses, pois são nestes últimos meses que a ansiedade e o nervosismo aumentam. Você precisa estar tranqüila. Mesmo os detalhes, prepare com antecedência.

Gostou do post? Tem mais alguma dica? Deixei seu comentário!
« VOLTAR
AVANÇAR »

2 comentários

  1. ótimas dicas, Daia! meu noivo tá participando bastante... inclusive coloquei ele pra fazer degustação sozinho em um buffet... rs... e ele foi de boa...
    beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Feliz 2014!
    Otimas dicass!
    Estou te seguindo!!
    Me visite quando puder!

    http://julianadunski.com/

    Beijos

    ResponderExcluir