Últimos posts

7 dicas para planejar o seu casamento

A vida é uma sucessão de momentos importantes que devem ser comemorados. E festejar com familiares e amigos é sempre um grande prazer. Para sua festa ser um sucesso, comece acertando na escolha dos profissionais e prestadores de serviços.

A organização de todos os detalhes de uma festa não é tarefa fácil.Geralmente são gastos meses ou até mesmo anos para que o evento saia perfeitamente como o sonhado pelo cliente. Pesquisa de locais, decoração, temas, acerto dos detalhes, busca de profissionais qualificados, negociação dos serviços que serão contratados, enfim, são muitos os itens e tudo se resume a uma só palavra: planejamento.
O planejamento de um evento é o item fundamental para o sucesso do mesmo.
Assim, para que você tenha um evento tranquilo e de sucesso, a Mellody Eventos, à convite do blog, ajudará você a planejar seu casamento dando 7 dicas básicas:  
1 - Escolha o tipo de evento que você deseja fazer: estilo, local e número de convidados

O local escolhido deve ser compatível com o número de convidados. Se for muito amplo em relação a quantidade de pessoas presentes, vai passar a impressão de vazio e dificilmente as pessoas vão se sentir propensas a dançar e celebrar. Da mesma forma, se for um local muito pequeno para o número de convidados, haverá desconforto e a festa estará fadada a terminar cedo...

Detalhe: como geralmente o local é reservado com bastante antecedência, certifique-se se o mesmo possui ar condicionado ou sistema de ventilação adequado para a época do ano em que será realizada a festa.

Para festas de 15 anos e baladas de adolescentes, evite locais com acesso à áreas externas, tais como quadras de esportes, piscinas, estacionamentos, pátios, (rua nem pensar); jovens tendem a dispersar-se e o evento correrá o risco de esvaziar-se. É importante também checar o tipo e a quantidade de bebida que estará liberada para consumo. Lembre-se que serão, em sua grande maioria, jovens menores de idade e você é a pessoa responsável pela segurança e o bem estar deles.

Lembre-se: quanto mais formal e complexo for o evento, mas caro ele se torna. Opte, se assim o desejar, por festas marcadas pela descontração e informalidade. Uma ótima opção são as festas temáticas, por serem divertidas e permitirem muitas variações que fogem do convencional sem se tornarem dispendiosas.
2) Defina o quanto você quer ou pode gastar com o evento todo, levando em conta todos os itens.

Por isso é importante o planejamento, pois corre-se o risco de ser estabelecido um padrão para as primeiras contratações e outro padrão, mais baixo, para as últimas. Lembre-se que deve haver harmonia entre as escolhas. Escolher o melhor buffet e tentar economizar no DJ ou no fotógrafo, geralmente provocam resultados catastróficos. Na dúvida, use sempre o bom senso. Bons profissionais custam (e cobram) um preço justo pelos serviços oferecidos. Desconfie de “preços promocionais” ou “barbadas”; geralmente são pessoas ou empresas sem clientes ou sem experiência ou pior; nem são profissionais.

Evite a todo custo a contratação de pacotes com diversos serviços “embutidos”, como por exemplo buffet + decoração + fotógrafo + som + etc... pois dificilmente, todos eles terão o mesmo padrão e a mesma qualidade nos serviços prestados. Geralmente apenas um dos serviços é bom e acaba “levando de carona”os outros não tão bons. Procure sempre contratar os profissionais envolvidos separadamente, buscando os melhores de cada área, respeitando sempre o orçamento estabelecido.

Aqui vale o velho ditado; “ninguém consegue ser bom um tudo ao mesmo tempo”; portanto, contrate sempre especialistas nas suas respectivas áreas de atuação.
3) Escolha primeiro os principais profissionais - os melhores são os mais concorridos - são eles: buffet, foto, filmagem e DJ
Parece óbvio, mas este item é fundamental para o sucesso de um evento.

Em relação ao som da festa, exija que o DJ reúna-se com você antes da festa. Nesta reunião devem ser definidos a trilha sonora do cerimonial, quando houver, o estilo musical que deve predominar de acordo com o tema da festa e o perfil dos convidados, horários, músicas especiais, brindes, discursos, enfim, todos os detalhes para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia, sincronia e perfeição, de acordo com o que você, cliente, planejou.

Exija também, que os principais profissionais contratados visitem, junto com você, o local do evento, afim de verificarem, na prática, onde ficarão os equipamentos, buffet, decoração, etc...

Muito importante: estabeleça os horários de chegada, da prestação dos serviços e da partida de cada profissional contratado, bem como a vestimenta que cada um utilizará. Nada mais decepcionante do que um fotógrafo, por exemplo, que vai embora assim que termina o cerimonial e perde os melhores momentos da festa na pista de dança, onde as pessoas, geralmente, estão mais descontraídas e desinibidas.

Dê preferência a profissionais que possuam empresa constituída e coloque tudo o que for combinado em contrato. Profissionais idôneos não tem medo de escrever (e assinar) o que prometem...
4) Decoração, escolher menu, degustar doces, provar a roupa que será usada no dia, ver o meio de transporte que mais combina com você e com seu evento.
Aproveite, pois só se faz isso uma vez. Por isso, pegue referências, indicações, sugestões... enfim, se informe para não cair em armadilhas e aproveite cada minuto.
5) Depois de mandar fazer os convites, (e enviar com pelo menos 30 dias de antecedência), aguarde a confirmação dos convidados.
Como no Brasil isso não é cultural, talvez valha a pena contratar o serviço de R.S.V.P. , que é a abreviação do termo em francês "Répondez S'il Vous Plaît" que significa “Responda Por Favor”, sendo popularmente conhecido como serviço de confirmação de presença. Ele lhe dará um número bem próximo de convidados e você não terá gastos a mais. Lembre-se que, se você contratar um serviço de buffet para 300 pessoas e só comparecerem 250, você estará pagando pelas 50 ausentes.
 6) Preparar-se para o grande dia e aproveitar sua festa!

A música está forte e íntimamente ligada a momentos de nossas vidas. Assim como os aromas, a música nos remete a lembranças vivas que nos marcaram em algum momento. Quem de nós nunca se emocionou ao ouvir uma antiga canção que nos fez lembrar de alguém, de algum lugar, ou de alguma época?

A música é, comprovadamente, uma poderosa ferramenta que, ao mesmo tempo, toca nossa mente, alma e espírito, capaz até de nos paralisar por alguns instantes.

Não existe uma boa festa sem uma boa música e uma boa iluminação de pista!

Certamente, os momentos e as canções da festa serão lembradas com carinho e emoção por todos os convidados pelo resto de suas vidas; daí a importância da escolha correta da empresa que realizará esta parte do seu evento.

Acredite: o investimento na sonorização para a sua festa é tão indispensável quanto todo o restante dos preparativos - e vale realmente a pena ter boa música fazendo parte de nossas vidas.

Em relação ao tipo de música da festa, evite que somente um gênero seja tocado do início ao fim; lembre-se de que existem várias faixas etárias dentre seus convidados e o objetivo é proporcionar diversão e entretenimento à todos eles, sem distinção de idade.
7) Nossa última dica diz respeito ao início da festa na pista: são os anfitriões os responsáveis pela abertura da pista.
No início, os convidados ainda estão um pouco inibidos, e cabe aos anfitriões e seus amigos e familiares irem para a pista agitar e chamar os convidados para a dança.

Só depois da pista cheia e animada, é que é permitido retirarem-se.

Dali para frente, é só curtir e aproveitar a festa! 
Esta matéria foi produzida à convite do blog com o objetivo de ajudar os noivos nos preparativos do casamento, portanto,não é um post patrocinado.
« VOLTAR
AVANÇAR »

6 comentários

  1. Dicas maravilhooosas!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, Daia... Ainda mais que estou começando a organizar o meu casório agora...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. A Mellody Eventos (autora do artigo) está a disposição de todas as noivinhas que sonham em transformar sua festa em uma celebração única, memorável e inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, vou fazer algo bem simples..espero q corra tudo bem.

    Bjos

    http://homesweethomegi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Dicas importantíssimas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas dicas....A minha será Marrom com Rosa sem dúvidas....uhuuu alguma coisa está decidida rsrss

    ResponderExcluir