Últimos posts

Organizando a despensa da casinha [e fazendo doações]

Hoje vou mostrar um cômodo da casa que eu ainda não tinha mostrado: a despensa! Mas essa despensa não é de comida. Eu guardo nela tudo o que não consigo guardar pela casa, afinal não tenho muitos armários. Guardo malas de viagens, ferramentas, decorações de natal, decoração de páscoa, material de trabalho do marido (que são mostruários - então são caixas e mais caixas, malas e mais malas), alguns eletrodomésticos, descartáveis de festa, algumas bebidas para ocasiões especiais, material de pintura, jardinagem, entre tantas outras coisas.

Mas vamos falar da organização dessa despensa!
Quando nos mudamos, organizamos tudo, mas ao longo do tempo a quantidade de coisas aumentou. Resolvi então reorganizar de forma que eu saiba onde está tudo (por pouco já não sabia mais onde achar as coisas!).

Sempre quando faço uma reorganização em casa, seja na cozinha, no quarto, no escritório, em qualquer cômodo, eu aproveito para separar doações. Me sinto realizada.
A despensa estava assim...
Também tem um cantinho onde guardo os cabides, a tábua de passar roupa, o ferro. Nesse móvel aí eu guardo mini varais e a rede. E tem também algumas coisinhas da lavanderia (que fica nessa sapateira aí, atrás da porta).

Bom, pra começar a organização, anotei o que eu precisava fazer:
- retirar tudo de dentro da despensa e colocar na sala (isso faria com que eu organizasse em no máximo 2 dias, pois eu não aguentaria ver as coisas no meio da minha sala...rs). E eu fiz realmente em 2 dias. Chegava do trabalho, tirava o uniforme, ligava uma música, respirava fundo (isso era necessário...rs) e adentrava minha despensa. Na medida que ia retirando as coisas, eu já organizava em caixas e identificava (de caneta mesmo);
- a medida que for colocando as coisas na sala, separar o que é para doar (eu sinto um prazer enorme em doar, e essa doação foi bem bacana!). Vou mostrar foto no final do post.
- ao retornar as coisas pra despensa, organizar primeiro tudo que se usa menos, e guardar no alto das pratelerias (pelas fotos, vocês perceberão a pilha "básica" que eu fiz no alto das prateleiras - a maioria são caixas de decoração de natal e páscoa);
- organizar as malas uma dentro da outra, para otimizar o espaço (separei todas as necessaires de viagens, saquinhos para calçados, etc, e guardei dentro de uma mala só, já as malas grandes, como não são do mesmo jogo não couberam uma dentro da outra);
- "descartáveis para festa": fazer uma lista do que tem na caixa e deixar visível do lado de fora da caixa (coloquei dentro de uma caixa todas as minhas garrafinhas de vidro, forminhas de doces, garfos, copos, pratinhos descartáveis, etc, e escrevi à caneta por fora da caixa tudo que tem lá dentro).

Fotos da sala depois que esvaziei a despensa
Viram porque eu não aguentaria deixar essa situação por mais de 2 dias?

Fotos da despensa vazia, limpa e pronta pra ser organizada

Fotos da despensa organizada
Orgulhosa da minha pessoa, que ficou horas e horas fazendo isso. Agora é manter organizado!

As doações separadinhas! Doei cadeira de escritório, uma tampa de vaso sanitário novinha, tapetes, toalhas de rosto e de piso, bolsas, roupas, lustre, fruteira, cabides, objetos de decoração, árvore de natal, frigideira, potes de alumínio de de vidros, e muuuuuitas outras coisas (tem uma campanha aqui em Curitiba - já falei disso aqui no blog - que tem o slogan "mais de um ano sem usar, tá na hora de doar" - então doe!) ;
Este post está linkado a uma campanha que a Camila do blog Casa Mila fez convidando as blogueiras para desapegar e organizar!

Façam e sintam como é bom ajudar as pessoas [e abram caminho para que coisas novas entrem em suas vidas]!

Beijos,
« VOLTAR
AVANÇAR »

49 comentários

  1. daiaa voce ganhou mais um tijolinho no céu rs
    que lindo, voce é um anjo mesmo,parabéns pela iniciativa e pela coragem de arrumar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gy, põe coragem viu ! rs
      Bjinhos

      Excluir
  2. Adoro cantinhos assim bem organizados,facilitam muito nosso dia a dia.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou muito organizado!
    Essas prateleiras são da Leroy Merlin? Eu vi outro dia e queria saber se são resistentes?
    BJUSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Sim, comprei em promoção, paguei 49 reais cada uma.
      Já tem um ano que tenho elas, até agora tudo certo.
      Bjinhos

      Excluir
  4. Parabéns pela mega organização e por desapegar hehe!!!

    Beijocas querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pam. Faz um bem danado!
      Bjinhos

      Excluir
  5. Que trabalhão! rs
    Mas no final sempre vale a pena ver tudo arrumadinho!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu trabalho demais Manu, mas o resultado foi melhor!

      Excluir
  6. uau...ficou mto boa sua despensa organizada...parabens pelo trabalho.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bom né Nise ! Gostei tb.
      Bjinhos

      Excluir
  7. Adoreiiiiiii!!!
    Menina ja fazem 37 dias que casei e ate hj não conseguimos organizar tudo =s
    Na verdade passamos alguns perrengues com nossos armários q o moço não entregava =s breve vou contar no blog...

    Mas to doida p colocar tudo em ordem,,, kkkk daorei a dica de colocar na sala.... realmente é uma boa inspiração para organizar rapido...

    Ficou otimooooo viu.. parabens... vou me inspirar em vc =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly, ah mas você tem tempo, organizar um novo lar não é tarefa fácil né.
      Bjinhos

      Excluir
  8. Daia, tudo bem?
    Que transformação!!!!
    Organizar é bom e desapegar de coisas que não usamos e que podem ajudar outras pessoas é melhor ainda.
    Valeu a inspiração.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super transformação Sheilinha! Bom demais desapegar.
      Bj

      Excluir
  9. Oi Daia, que diferença de arrumação! ficou bem mais bonito de se ver. É muito bom doar, sempre faço isso, com minha mudança recente, então doei muitas coisas e isso nos faz um bem enorme, alem de renovar a energia da casa.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia ! Realmente é muito bom doar.

      Excluir
  10. Ai meu Deus... cada vez que vejo um post sobre arrumação lembro da zona que está meu guarda roupas... Preciso criar vergonha na cara e fazer isso também... tirar tudo e arrumar de volta...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran Fran Fran, vai arrumar seu guarda roupa hahaha
      Bjinhos

      Excluir
  11. Ficou super organizado, parabéns!!

    Meu blog: FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  12. Daia, adorei essa campanha,.. Preciso criar coragem pra fazer isso!!
    Muito legal a despensa arrumadinha ein!!


    Bjos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Então vamos lá, crie coragem e vamos desapegar!
      Bjinhos

      Excluir
  13. Nossa, vc se desapegou de muita coisa, eu já iria ficar com a sua fruteira....rs....Adorei a ideia da Camila adoro ver tudo organizadinho assim, Parabéns por ter conseguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de muita coisa, vc viu? Quem recebeu as doações me agradeceu demais, e isso é o melhor!

      Excluir
  14. Que bagunça, hein?!
    Ficou ótima a organização!
    Sou como você, doo fácil, não me apego não!
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, nem fale. Mas agora tá tudo em ordem!

      Excluir
  15. Ficou mto bom, heim???
    Uauuuuu!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Ai Daia dá muito trabalho para organizar tudo, mas no final vale muito a pena, fora saber que aquilo que não estava sendo útil pra vc, está fazendo alguém feliz!

    parabéns,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, valeu a pena demais!

      Excluir
  17. Ficou ótimo!!! Parabéns pela coragem hehehehe
    beijao

    ResponderExcluir
  18. Nossa Daia, nem dá pra acreditar que aquele tannnnto de coisa coube tudinho e tão bem organizado... Tarefa difícil essa hein. No início do ano fiz uma vistoria pesada em meu guarda-roupa, resgatei roupinhas que eu amava e nem sabia que estavam lá... Com isso estou economizando até hoje sem comprar roupas e poupar dindim para o casório... Algumas eu doei junto a sapatos..Me fez tão bem.

    Beijos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, pra você ver como organizei. Foi demorado e suado, mas agora tá tudo no seu devido lugar. ;)

      Excluir
  19. Ficou muito boa, parabéns!!!! Quando eu mudar quero ser uma dona de casa como vc!

    Bjussss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eita trabalhêra! Mas super compensa, né? Parece que até o ar fica mais leve!

    Bjinhos

    http://raquelcondulo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu tb sempre desarrumo para arrumar. Acho que é mais fácil visualizar o que vai ficar e o que vai ser doado (até no armário faço isso pelo menos 1x por ano).
    Ah, adorei a ideia da sapateira pra guardar produtos! Com certeza vou copiar rsrs...

    ResponderExcluir
  22. Ficou bem melhor hein!!!

    ResponderExcluir
  23. Ficou ótima, nada melhor do que ver tudo bem organizado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Adorei a dica... confesso que demorei um tempo pra criar coragem para arrumar tudo aqui em casa... mas é muito melhor tudo arrumadinho! rs
    Parabéns pelas dicas, adorei o seu blog! =)
    Beijinhos
    Camila

    ResponderExcluir
  25. Ain Daia que organização maravilhosa... e mais maravilhoso ainda é a sua ação em doar as coisas fora de uso...
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Nossa Daia, realmente estava precisando de uma organização a dispensa. Também sou igual a você quando preciso organizar não olho abagunça, vou logo colocando á mão na massa! BJUS!!!!

    www.by-patty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Daia, se fosse mais perto te chamaria para organizar meu guarda roupa...rs
    Ficou perfeito, eu tbém adoro doar, toda vez que organizo o guarda roupa pelo menos uma peça sai... tenho que aprender a me organizar mais principalmente depois de casada. Parabéns !!

    Beijos!

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  28. Nossa Daia como ficou arrumadinha,deve ter dado um trabalhão neh?
    Mais o resultado final é recompensador,eu adoro seus posts de organização :)

    bjus..

    Ótima quarta!!!

    ResponderExcluir
  29. Daia,

    1º que essa usa despesa é um LUXO. tem uma tamanho otimo é com prateleiras super praticas. Amei

    2º que vc sabe como ninguém organizar. ficou perfeito!

    a sensação de se desfazer do que não se usa é uma boa!

    Obrigada por participar

    Bjão

    ResponderExcluir
  30. Ficou ótimo o resultado! E sou igual a você, fico me sentindo tão bem quando organizo algo que estava gritando por ajuda aqui em casa...hehehe
    O que tenho me empenhado em desapegar são roupas e sapatos. Ando doando muita coisa, sempre os poucos, pra não tomar um susto. Separo de duas a três peças toda semana, e me livrei de quase metade das minhas roupas assim. E quer saber?! Não sinto a menor falta! E o melhor, sobra espaço pra coisas novas...

    Beijocas

    ResponderExcluir