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Cronograma do meu casamento!

Oi gente ! Bom dia !!!

Na semana passada eu postei que tinha feito o cronograma do meu casamento e recebi vários emails e comentários pedindo para que eu disponibilizasse aqui no blog. Quero deixar claro que cada casamento tem suas particularidades, então o meu cronograma pode não ser útil para algumas noivas.

Mas claro que o pedido de vocês é uma ordem, então segue o meu cronograma:

Durante a semana do evento:

- Entregar no Buffet:
     - Acessórios de Festa;
     - Amarulas;
     - Kits Banheiro;
     - Noivinhos do Bolo;
     - Painel de foto;
     - Plaquinhas de "Reservado";
     - Forminhas dos Doces;
     - Almofada para Alianças;
     - Envelopinhos de Arroz;
     - Guardanapos e Porta Guardanapos;
     - Guloseimas.

- Reunião no Buffet com o Cerimonial e Decoradora, para alinhar todos os detalhes (confirmação do mobiliário, disposição dos móveis, etc...) e para que todos trabalhem em sintonia, sabendo das mesmas informações (neste dia, já entrego a almofada para alianças e os envelopinhos de arroz para o Cerimonial levar para a Igreja no dia do casamento);

- Entrega dos espumantes;

- Cerimonial fará contato prévio com todos os terceirizados para verificação dos detalhes e particularidades do evento. Também fará contato com o Hotel para confirmação da reserva da Noite de Núpcias e informar o horário da chegada dos noivos para preparação do quarto (isso é porque comprei pacote com pétalas, chocolates, champagne, etc... e o hotel pede para informar o horário previsto da chegada ao hotel porque senão as pétalas murcham);

- Ensaio na Igreja.

No dia, à tarde, Recepção:

- Vistoria do local da recepção juntamente com o responsável, se certificando da limpeza e bom estado das instalações;

- Acompanhar montagem da decoração conforme alinhado na reunião anterior;

- Colocação dos Kits nos banheiros quando tudo já estiver pronto;

- Confirmar com a decoradora se as rosas das damas e lapelas já estão na Igreja (meu buquê vai direto para o salão que farei o Dia da Noiva);

- Confirmar se a almofada de aliança e os envelopinhos de arroz também já estão na Igreja;

- Reservar uma mesa para a família e colocar as plaquinhas de "Reservado";

- Reservar vaga para o carro dos noivos.

No dia, final da tarde, Igreja:

- Conferir a chegada do Grupo Musical, chegarão 1 hora antes;

- Recepcionar os convidados e não deixar fileiras vazias;

- Colocar as lapelas nos pais dos noivos e padrinhos;

- Pegar as alianças com o noivo e colocar na almofada;

- Instruir aos padrinhos que deverão entrar de braços dados (e não de mãos dadas, pois alguns não são casais);

- Organizar o cortejo conforme a lista. O primeiro casal entra pra esquerda, o segundo pra direita e assim por diante;

- Entregar as rosas para as damas;

- A leitura será feita por "Fulano";

- Quando o cortejo sair, entregar um envelopinho de chuva de arroz para cada madrinha e informar que a chuva será na chegada ao Buffet (a minha igreja não deixa);

- Ao final, entregar a almofada de alianças para a mãe da noiva.

À noite, Recepção:

- Antes dos convidados entrarem, verificar:
     - Se a banda já está tocando música ambiente;
     - Se o cuidador de carros já está no local;
     - Se as recepcionistas já estão na entrada.

- A recepcionista deverá conferir os nomes na lista, mesmo com a entrega do convite individual;

- Família e Padrinhos, assim que chegaram deverão ser direcionados ao jardim externo para as fotos oficiais;

- Assim que os noivos chegarem, avisar a banda (pois pedi uma música) e posicionar as madrinhas na entrada para a chuva de arroz;

- Ao entrarmos, nos levar para as fotos oficiais;

- Após as fotos, guardar o véu, o buquê e o terço;

- Hora do brinde e corte do bolo;

- Após o brinde, vamos cumprimentar os convidados nas mesas e tirar fotos;

- Hora da Valsa (optei por ser depois dos cumprimentos, para que a gente não saísse suados nas fotos);

- Após a valsa, distribuir as tiaras de véu na pista da boate;

- Hora de jogar o buquê;

- Após, distribuir os acessórios de festa para os convidados;

- O jantar será servido entre 23:30 e 00:00 (após 2 horas e meia servindo salgados);

- 30 minutos após servirem o jantar, distribuir as balas e pirulitos para os convidados que estão na pista e servir o bolo para os convidados que estiverem nas mesas;

- Após servirem o bolo, distribuir as balas e pirulitos para os convidados que estiverem nas mesas;

- Se os doces da mesa acabarem, solicitar para liberar o serviço a volante;

- Quando os convidados começarem a ir embora, deixar uma recepcionista na saída para dar boa noite.

- Começar a acender as luzes 10 minutos antes do término do evento;

- Informar ao buffet e banda que o evento se encerrá no horário combinado, não haverá hora extra (este ítem é de suma importância que você já decida antes e deixe claro se há possibilidade de hora extra ou não, no meu caso já optamos por não ter pois o custo é muito alto).

Final do evento:

- Entregar aos pais dos noivos os doces e salgados que o Buffet separa para cada um levar (eu achei muita gentileza do buffet fazer isso, eles sabem que os pais normalmente não se alimentam direito);

- Conferir os espumantes para acerto do contrato;

- Conferir as quebras do Buffet para acerto, se necessário;

- Recolher tudo e colocar no porta malas do carro;

- E por fim, conferir o número de convidados que estiveram presentes de acordo com a lista da entrada, para acerto dos convidados a mais, caso tenha.

Ressalva: É claro que tem muitos detalhes (músicas, algumas surpresas para os convidados) que não estão aí. Como eu disse, cada casamento tem suas particularidades. 

Dica: Depois que eu digitei todo o cronograma, fiquei dias e dias lendo e alterando, pensando nas mais diversas possibilidades, hoje mesmo já fiz mais alterações. Se você fizer o seu, leia e releia e releia por vários dias.

E pra finalizar o post GIGANTE, normalmente quem faz esse cronograma é o cerimonial (de acordo com todas as informações que você passa pra ele), mas eu trabalhei com eventos por muitos anos e não seria no meu casamento que eu não faria isso...rs 

Gosto que tudo saia perfeito! E se Deus quiser, vai ser tudo perfeito!

Beijos,
Daia
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13 comentários

  1. Adorei o seu cronograma e tb sou como vc, gosto que td saia perfeito e de acorod com oq eu kero.

    Vou fazer o meu baseado no seu.... vai ajudar de mais.

    Bjus.

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  2. Amei!!!

    Usarei em breve!!!

    Bjs!
    http://trocadealianca.blogspot.com

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  3. Que legal, adorei o cronograma. O meu cerimonial vai passar o nosso na segunda. Ai depois vou conferir com o seu pra nada ficar faltando.
    Bjo

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  4. O cronograma é super importante, justamente porque cada casamento tem suas particularidades e às vezes o cerimonial não está acostumado a fazer exatamente como a noiva quer. É importante listar tudo na ordem, colocando inclusive hora em que cada coisa deve acontecer. Bjos

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  5. Ai que saudade do meu cronograma..=)

    Aproveita mto esses últimos dias que antecedem O Dia..=)

    beijos!!

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  6. Ownnn, ameei seu cronograma.. Fiquei até com um friozinho na barriga por você, hehe :) Vai dar tudo certo sim floor, agora falta pouco!

    Beijão!

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  7. Oii Daia heheh consegui chegar aqui menina quem disse que eu conseguia vir no teu blog, esse tal de malware acabou acho que deu uma trégua, olha amei seu cronograma tudo organizadinho feito nos mínimos detalhes, que bom falta pouco.
    Parabéns viu desejo tudo demais lindo no dia do teu sonho.
    Beijinhos
    Nine

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  8. Daia, amei seu cronograma. Parabéns!!!
    Lendo o seu, notei que esqueci de incluir alguns itens nos meus... muito obrigada pelo toque.
    Beijos!!!

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  9. Perfeito , esta precisando de um desses .. amei !!!

    E tá chegando eim ..

    bj bj

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  10. Tudo muito organizadoo!! Adoreeei!
    Beijo

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  11. Anônimo18/10/11

    Quero fazer isso também e deixar a cerimonialista ciente de tudo e com o cronograma na mão...]
    bju
    e boa sorte
    manuhelena.blogspot.com

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  12. Amei o seu cronograma, está perfeito na minha opinião, eu com a minha total inexperiência vou contar com a minha cerimonialista rsrsrs mas com toda certeza vou usar o seu como base.
    Me diz uma coisa, pude notar que você enviou convites individuais, eu também enviei, quantos você enviou? o numero exato que contratou com o buffet ou enviou a mais contando com as faltas ? minha mãe e eu estamos morrendo com esta duvida !!!

    Acho até que vou fazer um post pedindo ajuda com isso.

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com/

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  13. Daiaaaaa, juro que queria ser organizada como você. Preciso de uma cerimonialista que de conta de tudo isso pra mim!

    Tá chegandoooo, obaaa \o/

    beijo

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