24 de abril de 2014

Dicas de etiqueta | Como dispor e usar os talheres à mesa

Oi gente! Olha que máximo essa matéria, enviada pela Cátia Sintinella da Cote D´Azur. São dicas de etiqueta à mesa. Como dispor os talheres e como usá-los. Eu, como adoro esses assuntos, topei na hora em trazer essas dicas pra vocês. Vamos aprender juntas?

Uso dos talheres
Em uma montagem padrão onde o prato e/ou sousplat está a sua frente, a colher e facas ficam à direita e os garfos ficam à esquerda. Os talheres acima do prato são para a sobremesa. 

Comece utilizando de fora para dentro, ou seja, usando primeiro o talher que estiver mais distante do prato.
  • Colheres, obvio, para sopa;
  • Dois jogos de talheres iguais, ou seja, 2 facas iguais a direita e 2 garfos iguais à esquerda = use primeiro o que está mais distante do prato para o primeiro prato que for servido.
No foto abaixo, significa que o primeiro prato (entrada) precisa de garfo e faca - saladas, carpaccio, tartar, etc. O segundo é uma sopa (veja a colher), o terceiro garfo e faca, e o último, novamente garfo e faca. Nesse caso, serão 4 pratos. Para a sobremesa utilizaram somente o garfo e colher, o que significa que não teremos frutas. Se houvesse uma faca de sobremesa, ela seria colocada acima da colher, com o cabo na mesma posição da colher.

  • Cortamos os alimentos com a mão direita e usamos o garfo com a esquerda. Pode parecer difícil usar o garfo com a esquerda, mas acredite, é mais simples do que usar hashis com elástico, tente e comece a treinar. Se não conseguir mesmo, use o garfo na direita e corte com a esquerda, faça isso do início ao fim da refeição, nada de ficar trocando os talheres de mãos - você não está lutando esgrima :). O que vão pensar? Que você é canhoto, simples assim.... rs(risos);
  • Pegue quantidades pequenas com o garfo, apenas o que conseguir sem a ajuda da faca - o garfo não é uma pá e a faca não é uma escavadeira. Quando a comida estiver no final, pode usar a faca para amparar o alimento e o garfo vai em direção à faca. Tudo com calma e delicadamente, sem raspar os talheres no prato, sem fazer barulho;
  • O garfo tem dentes e serve para espetar, isso mesmo, espete os alimentos que precisam ser cortados - carnes, legumes, queijos, e leve o pedaço cortado espetado no garfo à boca, sem medo de ser feliz. Nada de encher a boca - pedaços pequenos;
  • As folhas das saladas devem ser servidas em pequenos pedaços e se não acontecer, dobre-as até ficarem uma "trouxinha" pequena que caiba na sua boca. Não se deve cortar folhas, mas se for servido uma folha do tamanho de uma folha de repolho, corte com a lateral do garfo, paciência, se quem oferece o jantar é indelicado não é você quem vai ficar entalado com um "repolho" inteiro na boca;
  • A faca de peixe não tem corte, serve para separar a carne das espinhas.
  • Se os talheres forem sendo colocados à medida em que os pratos são servidos, espere o prato chegar para saber que o usar;
  • Pratinho do lado com uma faca: é o prato de pão e a faca para a manteiga ou outros pates. Pegue o pão sempre com a mão e tire pequenos pedaços - não use faca para cortar pão. Se sobrar molho no final do prato pode raspar com o pão sim, coloque um pedaço pequeno de pão dentro do prato, espete com o garfo e pronto - sabe quando verá um frances desperdiçando molho? Quando não for um francês;
  • Ainda sobre o prato de pão - ele não é um deposito para sobras de comida, ou seja, o que você não quiser mais, deixe dentro do prato, no canto, não coloque sobre o prato de pão;
  • Sobremesa: faca e garfo para frutas e queijos. A colher fica para mousses, sobremesas cremosas, distribuir calda sobre os pedaços da iguaria. Serve também para fazer as vezes da faca em doces como tortas, eclair, etc.
Educação de verdade
Sei que é coisa demais para se lembrar, e o que posso lhe dizer, da forma mais sincera e honesta, é que esquecer de algumas ou de todas regras acima é perfeitamente aceitável. Ninguém tem obrigação de saber isso tudo ou de nascer em um lugar onde esses hábitos fazem parte do cotidiano desde a infância. Muito pior do que não estar familiarizado com as "regras de etiqueta" é se portar de forma inapropriada, ou seja, falar e rir alto demais, tocar nas pessoas - tipo tapinha nas costas, falar de boca cheia, mastigar de boca aberta, usar palitos de dentes à mesa, se jogar nos sofás, se intrometer em conversas, jogar charme para pessoas acompanhadas (vulgar ao extremo) e sobretudo exceder na bebida. Tenha em mente que, por mais farta que seja a oferta dos alcóolicos, se decidir tomar uma taça de cada item servido correrá o grande risco de dar um vexame. O pior é que as pessoas que ultrapassam o limite nunca reconhecem que o fizeram e portanto, não se contém, tornando-se inconvenientes.

Resumindo, se puder absorver algumas das dicas acima, ótimo, mas o principal é não perder sua essência. Se for de hábitos humildes, seja com orgulho, e mantenha sempre, por toda a vida os princípios básicos da boa convivência - o respeito ao outro.

Esta matéria foi recebida e considerada como conteúdo colaborativo, portanto, não é um post patrocinado.

Se você trabalha no ramo de casamento e gostaria de colaborar com o blog com matérias que ajudem os noivos nos preparativos do casamento, é só escrever para blogrealizandoumsonho@hotmail.com !

23 de abril de 2014

Dicas de alimentação e nutrição

Lindezas do meu Brasil! Estou super mega ultra ploc empolgada com algumas matérias que vou disponibilizar aqui pra vocês, na seção "Você Vaidosa".

São matérias de alimentação e nutrição assinadas pela minha nutricionista Sandra Trevisan !

Como vocês já sabem, eu mandei pro espaço 13kg. Tem 1 ano que sigo a dieta que a Sandra montou pra mim, e como já falei pra vocês em posts anteriores, é uma dieta pra vida toda, porque a gente só consegue manter uma dieta consumindo o que a gente gosta. O segredo é disciplina e força de vontade, e é claro, ter ao seu lado profissionais competentes que te tragam segurança e tirem suas dúvidas de forma a te motivar ainda mais.

A matéria de hoje traz dicas preciosas para o equilíbrio da alimentação, o controle de peso, e a nutrição para uma vida saudável e com mais energia.

A forma como a Sandra explicará a seguir, é o jeitinho que ela me explicou quando fui ao consultório dela pela primeira vez, então leiam com carinho e aprendam também! Quem quer começar uma vida saudável, precisa entender um pouquinho sobre os alimentos.

É preciso conhecer os alimentos pelos nutrientes

Proteínas: são de origem animal: carnes, leite, ovos, peixes, aves etc. 
Carboidratos: cereais,farinhas,grãos (arroz,batatas,massas,pães,milho,feijão,etc) 
Lipídeos ou Gorduras : óleos, margarina,manteiga,maionese,etc. 
Vitaminas e Minerais: alimentos “coloridos” são as frutas e os vegetais. 
Água: indispensável para a nossa hidratação. 
Café da manhã

É a refeição mais importante para uma alimentação balanceada, o momento de despertar o metabolismo para o dia que inicia.

Deve conter: leite, queijos, pães, frutas, cereais, etc.
Fracionamento 

Devemos comer a cada no máximo 03 horas. 
Frituras

Vale a pena evitar as frituras de” imersão”,alimentos que foram mergulhados no óleo muito quente, além de super calóricos não fazem bem ao organismo. 
Doces

O ideal é comê-los até 03 vezes por semana, se possível após o almoço, pois a tarde e a noite nosso metabolismo é mais lento e o mesmo doce pode favorecer o ganho de peso em gordura corporal. 
Carboidratos 

Fornecem energia, o ideal é misturarmos no máximo 02 tipos por refeição, e diminuirmos a quantidade ingerida a noite. 
Hidratação

Durante as refeições pode-se beber até 01 copo de líquido, de preferência sem açúcar. No restante do dia à vontade e principalmente durante a prática da atividade física.
Variedade

Quanto mais variada a escolha dos alimentos mais nutritiva a dieta pois maior o aporte de diferentes nutrientes. 
Essas são nossas sugestões, para de maneira simples e objetiva se obter uma boa nutrição. 

Matéria: Sandra Trevisan
Fotos: arquivo pessoal e internet

Esta matéria foi recebida e considerada conteúdo colaborativo, portanto, não é um post patrocinado.

22 de abril de 2014

Pra lembrar...

Genteeeee !!! Quero ver vocês lá no instagram no blog. Tem muuuuuita inspiração também!

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Beijos,
 
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